Não sei se eu já falei aqui no blog, mas lá no sítio nós temos várias bananeiras, que nos abastecem das mais deliciosas bananas orgânicas. Se você está acostumado a comer banana de mercado, não sabe o que está perdendo. O sabor é infinitamente melhor!
O único problema é que os cachos são gigantescos e, com o calor que faz aqui no Far West carioca, as bichinhas ficam maduras todas de uma vez só, e rápido! E aí lá vai a bonita aqui se virar em receitas para tentar salvá-las...
4 bananas nanicas maduras amassadas
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar fit
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
canela a gosto
passas escuras a gosto
Preparo:
- Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos e a banana amassada. Incorpore a farinha, a aveia, o açúcar, o fermento e a canela e misture até formar uma massa homogênea. Junte as passas. Leve para assar em formas de cupcake (ou em uma forma grande untada e enfarinhada), em forno preaquecido a 180ºC, por mais ou menos 20 min.
OBS:
1) Eu fiz a receita com "açúcar fit", uma mistura de açúcar demerara e stevia, da marca Jasmine (não, não é jabá! rs), que adoça duas vezes mais do que o açúcar comum. Sendo assim, se você não quiser usar adoçante, basta dobrar a quantidade de açúcar.
2) O tempo de forno pode variar muito, então a dica para não errar é fazer o teste do palito: enfiar um palito de dente (ou um garfo) no centro do bolo; se ele sair limpo, é sinal de que o bolo já está pronto.
3) Esse bolo eu fiz banana nanica, mas acredito que fique bom com banana prata também. É só lembrar que a banana prata é menor (mais ou menos a metade da nanica), então você terá que dobrar a quantidade de bananas para a receita.