
Olá minha gente!
Depois de muita água nesse Rio de Janeiro, o Doce Marmita finalmente está entrando no ar!
Calma... eu sei que uma questão quase existencial povoa a sua mente nesse momento... O que diabos vem a ser o Doce Marmita? E quem é essa louca falando, ou melhor, escrevendo, pelos cotovelos?
Vamos por partes: o Doce Marmita é um espaço no qual eu vou mostrar as receitas que povoam o meu dia-a-dia, coisas simples na maioria das vezes, mas com bossa e muito tempero!
Além das receitas vcs também vão ver por aqui os docinhos do Doce Marmita - boscoitos, bombons, pães de mel... - que além de deliciosos, são ótimos presentes (para quem vc ama ou, porque não, para vc mesmo!). Para encomendá-los, basta entrar em contato comigo através do email do
Doce Marmita (
docemarmita@gmail.com).
E a pessoa por trás dessa Marmita, sou eu (momento "falando o óbvio") Érica, uma historiadora que tem nas panelas companheiras inseparáveis, afinal, cozinhar é bom, mas comer é bom demais!
Agora vamos ao que interessa de fato: RECEITAS!
Esse pãozinho surgiu aqui em casa graças às mega-chuvas dessa semana... Com tanta água caindo do céu bem no dia em que a geladeira já estava virando abajur, ou eu fazia um pão, ou não tinha café-da-manhã no dia seguinte...
Mas, a preguiça imperava, e lá fui eu pra internet (a luz, a verdade e o caminho! hehehehehehe...) procurar a receita menos trabalhosa possível. Achei essa aqui que, com pequenas modificações, virou o melhor pão que eu já tinha feito (não, não foi a fome que temperou... heheheheheh...). Massa macia, com textura próxima a de um pão-de-batata, e bem facinha de trabalhar.
Pão Caseiro
2 xic. chá de leite morno
1/4 xic.chá de óleo (eu usei de milho)
1/4 xic. chá de azeite extra virgem
3 ovos
1 col. sopa de sal
1 col. sopa de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
1 kg (+ ou -) de farinha de trigo
Modo de fazer:
-Bata no liquidificador o leite, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar. Coloque em uma bacia grande o fermento misturado a metade da farinha e despeje os outros ingredientes batidos sobre ela.
-Acrescente o restante da farinha aos poucos, até que a massa não grude mais nas mãos (pode ser que vc precise colocar mais de 1 kg de farinha).
-Cubra a massa com um pano de prato ou um filme plástico e deixe descansar por 30 min, ou até que dobre de tamanho.
-Modele os pães sobre uma superfície enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido (200ºC) em uma assadeira umtada e enfarinhada por cerca de 30 min.