segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Por fora, bela viola..." ou O inexorável destino das mandioquinhas

Dia desses, pensando cá com os meus botões o que faria para o almoço, dei de cara com um saco de mandioquinhas que a Mami tinha trazido do sítio. Como elas já estavam meio chumbregas, comecei a pensar num destino nobre para as pobrezinhas, antes que o lixo se tornasse na única opção viável...

Pensa daqui, pensa dali e pimba: pão de mandioquinha!

A receita de pão de batata já era velha conhecida, e lá fui eu feliz da vida pra cozinha, com a certeza de que em poucas horinhas eu teria um pãozinho macio e gostoso...

Mistura, sova, deixa a massa crescer, põe no forno e, 30 min depois tcha-ram! Pãozinho douradinho!


Mas, como dizia meu avô, "por fora, bela viola... por dentro, pão bolorento"...

Quando tirei a primeira fatia, vi que ele estava meio molhadinho demais... Já na segunda eu percebi o motivo. Ele estava cru por dentro. Isso mesmo, meu povo! CRU!
Ao invés de fazer bolinhas ou um filão, a cozinehria lesadinha que vos fala decidiu colocar a massa na forma de bolo inglês. Mas, como se trata de uma massa densa e provavelmente o forno estava um pouquinho não estava na temperatura certa, o cozimento não aconteceu como deveria...

Moral da históra: não adiantou nada tantar salvar as pobres batatinhas... Elas acabaram caminhando em direção "àquilo que une tudo que é vivo em um só rebanho de condenados"...


Agora eu tenho uma missão: repetir a receita pra provar pra vcs que ela é boa! É uma questão de honra! heheheheheheh...

3 comentários:

  1. PRIMEIRO: ADOREI O TEXTO...
    SEGUNDO: SO COMI A CASQUINHA DE FORA.
    SOU PROVA VIVA DE QUE O PAO NA FORMA DE BOLO INGLES NAO DÁ CERTO...SOMADO AO FORNO NA TEMPERATURA ERRADA ENTAO...HUUUMM
    ELE ESTAVA REALMENTE DENTRO DOS PADROES DO DITADO DO VOVÔ...HEHEHE
    MAS ACREDITO NA REGENERAÇAO !

    ResponderExcluir
  2. eu quero a revanche da cozinheira!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ae...Pablo disse pra fazer um pão de abóbora...que fica o bicho (não é pilha)
    falou que tem uma engenharia pra colocar maizena e tal pra dar uma certa liga...ele comeu a poucos dias.
    essas coisas (a maizena, quantidade e tal) já são com vc...hehehehe

    ResponderExcluir