domingo, 20 de junho de 2010

Mesa para 1 - Risoto "não-ortodoxo" de shitake


Quando eu cozinho só para mim geralmente faço só o básico... arroz integral, leguminhos, um peixinho grelhado (quem lê pensa que eu sou light... rs)... Mas sábado eu queria uma coisa diferente! Eu queria ser chic! Olhei pro arroz arbóreo, ele olhou pra mim... rolou um lance de pele... heheheheheheheheh...

Catei um shitake perdido na dispensa, juntei um queijo meia-cura que eu tinha comprado pra fazer pão de queijo (depois eu posto a receita) e voilá! Risoto!








Risoto "não-ortodoxo" de shitake (para 1 pessoa)


1/2 xic. (chá) de arroz arbóreo
1/4 xic. (chá) de shitake desidratado
1/2 cebola pequena picada
700 ml (+ ou -) de caldo de legumes
1 cálice de vinho branco
2 col. (sopa) de manteiga
queijo meia-cura ralado
sal




Modo de preparo: Esquente o caldo e deixe os cogumelos de molho nele por cinco minutos.
Refogue a cebola em uma colher de manteiga até que fique transparente; junte os cogumelos e o arroz e refogue mais um pouco. Junte o vinho, mexa, e vá colocando o caldo aos poucos, na medida em que o arroz for secando, até que ele fique "al dente". Desligue o fogo e junte uma colher de manteiga e o queijo, mexa, e sirva em seguida.

Um comentário: