sábado, 20 de novembro de 2010

Pêssegos Malvados

Dia desses eu estava assistindo um programa no History Chanel (não, eu não tenho nenhuma justificativa plausível para isso... hehehehehe...) sobre comidas típicas do Sul dos Estados Unidos.
Eles pegavam um prato típico e mostravam o processo de produção de cada ingrediente. O negócio estava bem interessante, plantação orgânica de arroz semeada com aqueles aviões de fertilizante (ok, desperdício de combustíveis fósseis, mas pelo menos é uma utilidade mais nobre pro bichinho, vai...). Até que chegaram numa plantação de pêssego.
Como vocês devem saber, pêssego é uma fruta muito frágil, e geralmente já tem um processo de produção complicado, cheio de defensivos agrícolas... Mas o que eles fazem lá é surreal!
A fazenda tem uns ventiladores gigantes que fazem o ar circular de forma que a temperatura aumenta uns 3 graus e, o mais bizarro de tudo, uns canhões de acetileno que fazem sei lá o que nas nuvens e impedem a formação de granizo.
Gente, fiquei passada com o negócio! Como assim o cara acha um bom negócio mudar o clima de um lugar só para ele poder ter uma meia dúzia de pessegueiros? Não seria mais fácil plantar em um lugar mais propício? Ou então plantar alguma coisa que se adapte melhor ao clima da região?
Me diz, gente... Tô louca? Não, né?

Um comentário:

  1. Absurdo mesmo... a gente não deve incentivar essas práticas, e pra isso a melhor coisa seria escolher melhor aquilo que vamos comprar. As frutas importadas sempre acabam passando por alguma etapa na importação que não é muito legal, pra que possam se manter conservadas. Por isso o legal é tentar ser regional, ou seja, consumir os produtos mais próximos ao local onde moramos. Difícil demais...

    ResponderExcluir