quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Rotina - pão de cebola

Só para variar, estou eu aqui enrolada e com bem menos tempo do que gostaria para cozinhar e, principalmente, para postar as minhas receitas. Além da grande quantidade de coisas que eu realmente tenho que fazer, eu confesso que sou uma criatura de hábitos. Preciso ter uma rotina para conseguir me organizar, e sempre que os meus horários mudam eu fico meio perdida, sem saber o que fazer primeiro... Metódica, eu? rs...
Essa receita foi testada ainda no início de agosto, num fim de semana em que eu ainda estava meio que de férias (ô saudade! heheheheheh...), mas eu garanto que irei repetir em breve. Ela não é difícil e o resultado é um pão macio e com um sabor leve de cebola, que combina lindamente com manteiga ou com um queijinho... hum...



P.S.: Esta receita foi retirada de um blog ótimo, o "Pecado da Gula", que tem receitinhas de dar água na boca, e uma autora simpática que me autorizou a dividir a receita com vocês. Vale a pena fazer uma visita!


Pão de Cebola 

2 ovos
3/4 xic. (chá) de óleo de milho
1 col. (sobremesa) rasa de sal
1 col. (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xic. (chá) de água morna
1 cebola grande picada grosseiramente
15 g de fermento seco para pão
1 kg de farinha de trigo
Preparo: Coloque no copo do liquidificador os ovos, o óleo, a água, a cebola, o açúcar, o sal e o fermento (não coloque o sal em cima do fermento, se não você mata o bichinho e adeus pãozinho macio!). Bata bem e despeje em uma bacia grande. Vá adicionando a farinha aos poucos, até que seja possível sovar a massa, e trabalhe-a por mais ou menos 10 minutos, até que ela esteja lisa e elástica. 
Modele uma bola e coloque em uma vasilha untada com óleo. cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o ar e vire a massa em uma mesa. corte em porções menores e modele bolinhas. Deixe tudo coberto com um pano de prato úmido por 10 minutos. Amasse levemente e modele novamente as bolinhas, dispondo-as em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra frouxamente com filme plástico e deixe descansar por mais 30 minutos. 
Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Guarde em temperatura ambiente por 3 dias ou na geladeira por 1 semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário