domingo, 26 de janeiro de 2014

- Salvando as bananas - Bolo de banana


Não sei se eu já falei aqui no blog, mas lá no sítio nós temos várias bananeiras, que nos abastecem das mais deliciosas bananas orgânicas. Se você está acostumado a comer banana de mercado, não sabe o que está perdendo. O sabor é infinitamente melhor!
O único problema é que os cachos são gigantescos e, com o calor que faz aqui no Far West carioca, as bichinhas ficam maduras todas de uma vez só, e rápido! E aí lá vai a bonita aqui se virar em receitas para tentar salvá-las...

Bolo de banana

4 bananas nanicas maduras amassadas
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar fit
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (chá) de óleo 
1 colher (sopa) de fermento em pó
canela a gosto
passas escuras a gosto

Preparo: 
- Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos e a banana amassada. Incorpore  a farinha, a aveia, o açúcar, o fermento e a canela e misture até formar uma massa homogênea. Junte as passas. Leve para assar em formas de cupcake (ou em uma forma grande untada e enfarinhada), em forno preaquecido a 180ºC, por mais ou menos 20 min. 

OBS:
1)  Eu fiz a receita com "açúcar fit", uma mistura de açúcar demerara e stevia, da marca Jasmine (não, não é jabá! rs), que adoça duas vezes mais do que o açúcar comum. Sendo assim, se você não quiser usar adoçante, basta dobrar a quantidade de açúcar. 
2) O tempo de forno pode variar muito, então a dica para não errar é fazer o teste do palito: enfiar um palito de dente (ou um garfo) no centro do bolo; se ele sair limpo, é sinal de que o bolo já está pronto. 
3) Esse bolo eu fiz banana nanica, mas acredito que fique bom com banana prata também. É só lembrar que a banana prata é menor (mais ou menos a metade da nanica), então você terá que dobrar a quantidade de bananas para a receita. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário