quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sem desperdício - Rabanada

Sim, eu sei que muita gente associa rabanada ao Natal... e sei também que ele já passou! rsrsrs...
Mas essa receita é tão mais gostosa que eu não podia deixar de dividir com vocês. E, do jeito que ela é fácil, você nem vai ficar com preguiça de fazê-la em datas menos festivas. 
Para quem não sabe, rabanada nada mais é do que uma das inúmeras formas que as pessoas de antigamente desenvolveram para não desperdiçar comida, no caso, o pão amanhecido, duro e sem graça. Aliás, a gente bem que podia aproveitar esse clima de resoluções de ano novo e resgatar esse hábito de usar os alimentos até o final, né? Menos desperdício e mais dracmas sobrando para gastarmos com besteiras! rsrsrs...


OBS: Para quem se interessar em saber um pouco mais sobre o doce, há uma matéria bem legal no site da Revista de História da Biblioteca Nacional (pausa para o meu momento historiadora no blog - Não resisti! heheheheheheh...). 

Rabanada
1 pão de rabanada (ou 2 bisnagas pequenas)
3 ovos
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
Chá de erva-doce bem forte a gosto (ou essência de baunilha)
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Preparo: 
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o leite condensado e o chá de erva-doce. Corte o pão em fatias grossas e reserve. 
Coloque o óleo em uma frigideira funda e leve ao fogo para aquecer. 
Umedeça as fatias de pão com a mistura de leite e ovos e leve-as para fritar no óleo quente (não super-mega quente). Quando estiverem douradas, retire as rabanadas do óleo e coloque para escorrer em papel toalha. 
Polvilhe com açúcar e canela e sirva.


2 comentários: