segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Empanadas "brasileirinhas"

Gente, eu sei que as postagens estão atrasadas... mas não briguem comigo! Eu tive um bom motivo!

Semana passada eu tive um pequeno episódio da "revolução dos eletrodomésticos" aqui em casa: passei três dias SEM geladeira! Sério gente... realiza uma mulher enlouquecia... a beira de um ataque de nervos... essa era eu! Eu odeio jogar comida fora (acho que em parte é culpa do bolo de legumes que a minha mãe fazia com a sobra dos ensopadinhos... hehehehe...) e a quantidade de coisas que foi para o lixo tirou completamente o meu ânimo de cozinhar.

Mas, logo que a bichinha voltou para o mundo dos vivos eu corri para fazer essa receita! Empanadas de carne seca! A receita da massa foi tirada da coleção "Sabores do Mundo", publicada pelo jornal O Globo há alguns anos... já o recheio é obra da minha cabecinha gorda...


Empanadas (retirada da Coleção "Sabores do Mundo")

1 kg de farinha de trigo
200g de manteiga ou margarina (eu uso manteiga)
1 e 1/2 xic. (chá) de salmoura morna (leia-se água + sal)
1 gema batida para pincelar (não usei)


Modo de preparo: abra uma cova no centro da farinha e junte a manteiga. Vá acrescentando a salmoura aos poucos e amassando, até obter uma bola lisa. cubra com um pano e deixe repousar por 30 min.
Divida a massa em 20 bolinhas do mesmo tamanho e estensa cada uma com um rolo, formando um disco de 2 mm de espessura.
Recheie cada disco e feche as empanadas ao meio. Com dos dedos dê pequenhas torcidinhas em toda a borda para fechar bem.
Coloque as empanadas numa forma untada e enfarinhada, pincele-as com a gema batida (se quiser) e leve-as ao forno médio-quente até dourarem. Sirva quente.


- O recheio é bem simples, basta refogar a carne seca desfiada (eu uso o processador de alimentos para desfiar a carne) com bastante cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário